sexta-feira, 30 de abril de 2010

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quinta-feira, 29 de abril de 2010

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domingo, 11 de abril de 2010

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sábado, 10 de abril de 2010

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segunda-feira, 5 de abril de 2010

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quinta-feira, 1 de abril de 2010

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Pôquer : Jogo de Sorte para 8 participantes.

Origem

O PÔQUER é descendente direto de outros jogos muito antigos que eram praticados, segundo historiadores, a muitos séculos atrás na região hoje conhecida como oriente médio mais precisamente no Golfo Pérsico, mas o jogo de PÔQUER como hoje conhecemos é bem mais recente tendo surgido aproximadamente em 1800 nos Estados Unidos. Existem muitas formas de se jogar o PÔQUER as regras a seguir são as do PÔQUER mais conhecido no Brasil e que se parece muito com o PÔQUER FECHADO muito praticado pelos americanos.

Participantes

Podem participar de dois a oito jogadores, mas o ideal é que sejam pelo menos quatro jogadores, outras formas de jogar permitem a participação de um número maior de jogadores.

Baralho

Nesta versão que iremos ver utiliza-se um baralho comum de 52 cartas retirando-se os curingas e as cartas menores de acordo com o número de participantes, esclarecendo: Ases, Reis, Damas e Valetes sempre ficam no jogo, se forem cinco jogadores entram cinco cartas da seguinte forma: Valete, 10, 09, 08 e 07, se forem seis jogadores entram seis cartas da seguinte forma: Valete, 10,09,08,07 e 06 e assim por diante, incluindo-se sempre o Valete para a contagem.
Retirar os Curingas e as cartas menores de acordo com o número de participantes

Valor

O valor das cartas é o mesmo representado pelo face de cada carta, num jogo com seis jogadores os valores, em ordem crescente são: 06, 07, 08, 09, 10, Valete, Dama, Rei e Ás. Os naipes tem o mesmo valor, ou seja, não determinam que ganha.

Objetivo

O objetivo do jogo é ganhar as apostas feitas em cada rodada até que apenas um jogador ainda possua fichas para jogar.

Regras

Inicialmente deve-se estabelecer a quantidade de fichas que serão usadas para se fazer as apostas, a quantidade de fichas distribuída deve ser igual para todos os jogadores e recebem o nome de cacife.

Deve-se também escolher o carteador, a escolha pode ser por sorteio, quem tirar a carta maior será o carteador.
O carteador procederá o embaralhamento das cartas, mas se algum jogador quiser poderá também participar desta operação, no entanto, o último embaralhamento será sempre do carteador, que solicitará ao jogador colocado á sua direita que proceda o corte que antecede a distribuição das cartas.
As cartas devem ser distribuídas, a partir do jogador á esquerda do carteador, uma a uma e encobertas, caso na distribuição ou no corte alguma carta virar deverá ser feito novo embaralhamento e novo corte.

Antes de receber as cartas cada jogador deverá colocar na mesa a quantia de fichas estabelecidas para se iniciar cada rodada, estas fichas recebem o nome de pingo, ou seja: a pingada é a quantia de fichas que se paga para receber cartas.

Cada jogador recebe cinco cartas (se na distribuição ocorrer algum problema como, pôr exemplo, jogador receber cartas a mais ou a menos o carteador deverá solucionar o problema entregando cartas a mais para quem recebeu um número menor e retirando as cartas a mais de quem recebeu a maior, por isto recomenda-se só pegar as cartas da mesa após todos conferirem o número de cartas que receberam).

Cada jogador tentará fazer um jogo vencedor com as cartas que recebeu, estas cartas recebem o nome de mão ou jogo.
Os jogos por ordem crescente de valor são:

Um par (duas cartas de mesmo valor: dois 10 ou dois 09 ou dois 07 e etc.).
Dois pares (dois jogos de duas cartas de mesmo valor: dois 10 e dois 09 ou dois 10 e dois 07 e etc.).
Trinca (Três cartas de mesmo valor: três 09 ou três 08 ou três Valetes e etc.).
Straight ou Seqüência (cinco cartas na seqüência sem se importar com o naipe das cartas: 08, 09, 10, Valete e Dama ou 10,Valete, Dama, rei e Às e etc.).
Full Hand (Três cartas de um mesmo valor e duas também do mesmo valor: três Reis e duas Damas, ou Três 10 e dois Ases e etc.)
Flush (cinco cartas de um mesmo naipe sem se importar com o valor de cada uma: Rei, Valete, 09, 07e 08 de copas ou Ás, Rei, Dama, 07 e 08 de paus e etc.)
Quadra (quatro cartas de um mesmo valor: quatro Reis, quatro Damas, quatro 10 e etc.)
Straight Flush (Cinco cartas de um mesmo naipe e na seqüência: 09,10, Valete, Dama e Rei de copas ou 10, Valete, Dama, Rei e Às de espada e etc.).

Dentro de cada jogo existem os maiores e os menores e que determinam quem venceu em caso de dois jogadores estarem com a mesma mão, por exemplo:

Se dois ou mais jogadores tiverem um par vence quem tiver o par maior.
Se dois ou mais jogadores tiverem dois pares vence quem tiver o par maior.
Se dois ou mais jogadores tiverem uma trinca vence quem tiver a trinca maior.
Se dois ou mais jogadores tiverem um straight ou seqüência vence quem tiver o straight terminando com a carta maior.
Se dois ou mais jogadores tiverem um full hand vence quem tiver a trinca maior, se as trincas forem iguais vence quem tiver o par maior.
Se dois ou mais jogadores tiverem um flush vence quem tiver a carta maior, se as duas cartas maiores forem iguais vão se comparando todas as cartas em ordem decrescente de valor, até que uma delas seja maior que a outra.
Se dois ou mais jogadores tiverem uma quadra, vence quem tiver a quadra maior.
Se dois ou mais jogadores tiverem um straight flush vence quem tiver o straight que termina com a carta maior. O straight flush maior é o que é formado por 10, Valete, Dama, Rei e Ás e recebe o nome de royal straight flush.

Caso não seja possível se determinar um vencedor as fichas serão divididas já que os naipes não possuem valor.
Depois dos jogadores terem feito a pingada inicial e terem recebido as suas cartas cada jogador deverá avaliar as possibilidades do jogo que tem em mãos e poderá: Sair do jogo, se achar que não há possibilidade de melhoria do jogo que recebeu, para sair dirá: - saio, e colocará as cartas com a face para baixo sobre a mesa. Se quiser avaliar como está o jogo de seus adversários dirá: - mesa, com isto passará sua vez de apostar ao jogador seguinte. Se considerar que o seu jogo é bom ou que pode melhorá-lo fará uma aposta, se for o primeiro a apostar dirá: - abro com....(e dirá quantas fichas quer apostar (em alguns jogos os participantes determinam o número mínimo e máximo de fichas a serem apostadas)), se algum jogador já tiver aberto as apostas dirá: vou ou pago e coloca na mesa as fichas para equiparar suas fichas aos da aposta feita.

Numa mesa de seis jogadores, por exemplo, o jogo poderá ser:

O primeiro jogador diz: - mesa.
O segundo poderá também dizer: - mesa.
O terceiro jogador dirá: Abro com quatro fichas.
O quarto jogador, se quiser continuar no jogo deverá dizer: - vou, e colocar as quatro fichas apostadas pelo seu antecessor.
O quinto jogador, se quiser aumentar a aposta dirá: - suas quatro e mais duas (ou quantas fichas quiser apostar a mais).
O sexto jogador dirá: Pago e colocará na mesa as quatro fichas do quarto jogador e mais as fichas adicionais do quinto jogador.

A rodada de apostas deverá continuar até que todos os jogadores tenham sobre a mesa o mesmo número de fichas apostadas, ou seja, no exemplo acima, o primeiro jogador se quiser continuar no jogo deverá colocar na mesa a mesma quantidade de fichas do sexto jogador, o mesmo acontecerá com o segundo, terceiro, quarto e quinto jogadores que deverão igualar as fichas apostadas pelo sexto jogador, os que não quiserem igualar as apostas deverão dizer: - saio, e colocar as cartas com a face virada para baixo na mesa (as fichas apostadas não serão devolvidas).

Encerrada a fase de apostas, o passo seguinte será a troca das cartas, cada jogador, na sua vez, trocará quantas cartas desejar, o mais comum é a troca de uma a três cartas, o jogador que achar que seu jogo não precisa ser melhorado poderá simplesmente não pedir a troca de nenhuma carta.
Para a troca o carteador utilizará as cartas que sobraram da distribuição inicial e, caso necessário deverá embaralhar as cartas trocadas e as distribuir a quem solicitar, sempre no mesmo sentido horário, ou seja: quem recebeu primeiro troca primeiro.

O jogador que quiser fazer troca de cartas deverá entregar ao carteador tantas cartas quantas pretender trocar e só então receberá novas cartas.
Quando todos os jogadores tiverem efetuado a sua troca de cartas reiniciam-se as apostas que poderão se desenrolar da mesma forma descrita acima.
Se todos os jogadores nesta segunda rodada de apostas optarem por pedir mesa, sem aumentar as apostas, cada jogador deverá fazer nova pingada, com o mesmo número de fichas da primeira pingada e recomeçam as apostas. O último jogador que pagar a aposta e não a aumentar devera dizer: - Pago para ver e então todos mostrarão seus jogos. Quando um jogador desistir não será obrigado a mostrar o seu jogo, se todos jogadores forem desistindo e só sobrar um este ganhará a rodada e não precisará mostrar o seu jogo.

Um jogador experiente poderá ganhar algumas rodadas mesmo sem ter um jogo bom, ele poderá fazer com que os outros jogadores pensem que sua mão é boa fazendo apostas e cobrindo as apostas dos outros jogadores, isto é o blefe, no entanto esta forma de jogar é um risco muito grande e só deve ser tentado pôr jogadores experientes.

Observações

Uma das características do PÔQUER é o blefe, no entanto não deve ser usado indiscriminadamente, pois acaba expondo muito o jogador e acarretando muitas derrotas.
Quando tiver adquirido experiência suficiente o jogador poderá blefar em algumas rodadas, mas deve saber usar deste artificio.

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