g2h

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Regras da sinuca traz

Regras da sinuca traz noções básicas de um jogo de mesa muito praticado e adorado no Brasil.


Basicamente constitui uma variante do pool (jogo de bilhar), um jogo de mesa inventado em 1875 na Grã-Bretanha. Neste jogo dois adversários tentam colocar num dos seis buracos da mesa as bolas coloridas (não brancas) na sequência definida pelas regras. Pode ser jogado individualmente ou em dupla. Numa mesa de 2,84 m X 1,42 m (medida brasileira), são colocadas oito bolas, com pontuação de 1 (vermelha) a 7 (preta) mais a bola branca.


No Brasil as regras são diferentes das do pool praticado no resto do mundo:
A bola branca é utilizada para impulsionar as outras até alguma das seis caçapas da mesa. Denomina-se bola da vez a bola colorida de menor pontuação presente na mesa, ou seja, deve-se encaçapá-las em sequência numérica crescente. Ela é livre, isto é, o jogador não perde pontos caso erre quando tenta encaçapar (matar) essa bola. Quando encaçapada, ela retorna à mesa na sua posição anterior. A mesa original, inglesa, possui mais 50 cm, tanto na largura, quanto no comprimento, com 15 bolas vermelhas (bola 1) ao invés de apenas uma, como no Brasil, e regras diferentes da nossa adaptação.
O taco é uma questão bastante delicada, merecedora de um estudo atento por parte do praticante, que, à medida que tenta colocar o taco o máximo possível na horizontal, não deve ultrapassar os limites que proporcionam a sua livre movimentação.
No inicio da partida o jogador deverá posicionar a bola no semi-círculo desenhado ao lado esquerdo da mesa, a meia-lua. O objetivo inicial, é atingir a bola vermelha, mas sem encaçapá-la. Isto, apenas na primeira jogada. Nesta, caso outra bola seja tocada o jogo recomeça. O mesmo jogador tem direito de tentar esta jogada por três vezes. Se ainda assim não conseguir, será punido perdendo sete pontos, e terá que passar a vez ao seu adversário. A segunda tacada, pode ser iniciada com a bola da vez, esta sem risco de penalidade, ou em qualquer uma das bolas, mas desta forma, se o jogador errar, poderá ser punido com sete pontos. Caso acerte, no entanto, ganhará os pontos da bola e também terá direito a mais uma tacada. A partir desta nova jogada, a bola objetivada deverá ser obrigatoriamente a bola da vez.

Cada bola de sinuca encaçapada possui uma pontuação a ser dada ao jogador. Abaixo, estão citadas as pontuações normalmente seguidas:
Vermelha 1 ponto Amarela 2 pontos Verde 3 pontos Laranja 4 pontos Azul 5 pontos Rosa 6 pontos Preta 7 pontos
Penalidades -7 pontos

Um comentário:

  1. Infelismente eu até hoje não sei jogar direito, mais adoro ver um bom jogo.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Seguir por e-mail Adicionar

Google+ Followers

Google+ Badge